25 dezembro 2010

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou. Adão sabia o que estava fazendo. - Estudo Bíblico


Introdução.
Simples, objetiva e sem sombras de variação, assim é a Palavra de Deus.
As muitas vozes na terra trazem confusão ou sabe-se lá quantas interpretações possíveis.
A Palavra não admite particular interpretação e, somente assim, o Caminho de Deus será Perfeito.
Desde a criação, da primeira letra escrita pelos homens inspirados por Deus, tudo tem seu propósito, Deus não é Deus que escreve por escrever, Deus não acha interessante e faz simplesmente constar. Não! Tudo o que está escrito tem propósito.

Não é certo usar as expressões: na minha opinião; eu acho; eu entendo; do meu ponto de vista; o meu ministério diz; a doutrina da minha igreja; eu defendo a doutrina tal e o outro a outra tal…enfim, ninguém é dono de uma verdade pessoal, porque a Palavra de Deus não permite "novos inspiradores", A Palavra já tem seu Mestre e Senhor.

Se nas coisas que estão em evidência há severas divergências contra a Palavra,
que diremos então das que necessitam discernimento espiritual?
A Palavra, por si mesma, FALA.

Quando uma chave abre novidades, muito do que já é sabido necessita ser reconsiderado.

Iniciando o Estudo Bíblico - A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou. Adão sabia o que estava fazendo.

O texto da Bíblia como base inicial está na primeira carta do Apóstolo Paulo para Timóteo, capítulo dois, versículos 11, 12, 13, 14 e 15 diz assim:
1Tm2:
"11. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
13. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão."

A versão Revista e Atualizada da Bíblia diz que
Adão não foi iludido.

Lembrando, tudo o que foi escrito tem propósito, tem sua interpretação e revelação.

Uma pausa... 


Destaque 1:
Certa ocasião ouvi durante uma pregação de um líder evangélico a seguinte frase e, ainda hoje, há partidários do mesmo entendimento, dizendo assim: "O Apóstolo Paulo,
para os dias de hoje, estaria um pouco ultrapassado ou antiquado nos seus conceitos e coisas que ele ensinava..."

Deus, aos poucos, vai se tornando fora de moda se não mudar...

Isso, diante da Palavra de Deus, é uma terrível espada maligna, pela falta de entendimento das coisas que se discernem espiritualmente.

Por isso, muitas das revelações que a Palavra
GRITA, são sutilmente
puladas ou passa essa pela incredulidade e também falta de coragem de dizer: É assim que está escrito, a interpretação é essa, a revelação é essa e, quem quiser rejeitar, primeiro, converse com Deus.

É necessário meditar na Palavra, investigando tudo o que se ouve.

Vamos ao dicionário.
As expressões enganar, enganado e iludido, significam:
-Enganar: induzir em erro (ex. as aparências o enganaram); iludir; burlar; lograr; embaçar; embair (ex. os malandros enganaram a polícia); disfarçar, esconder (ex. tentava enganar seus sentimentos); seduzir, desonrar (mulher)crer no que não existe; iludir-se.
-Enganado: que está em engano ou erro; iludido; atraiçoado pela esposa (enganado).
-iludir: produzir ilusão em; enganar; lograr; burlar.

Seguindo:
Gênesis 2:
"18. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma
adjutora que esteja como diante dele.
19. Havendo, pois, o SENHOR Deus
formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou
uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem
formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23. E disse Adão:
Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e
serão ambos uma carne.
25. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam."


Em Gênesis 3:6 diz:  

"E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."

ADÃO NÃO FOI ENGANADO, ou seja, não ocorreu nenhum ato da parte de Eva no sentido de induzi-lo a comer.
Eva não usou de nenhum disfarce, astúcia sedutora com aquele fruto para que Adão comesse também.
Simplesmente apresentou
o fruto que ela já havia comido.
Adão sabia que fruto era aquele. Deus já havia dado conhecimento e ordem para Adão sobre aquele fruto específico.

Primeiro ato autônomo, individual, decisão própria, sem
consultar o marido e muito menos Deus que já havia dado sua Palavra se ocorresse a desobediência.

A desobediência já tem em sua essência não consultar. Simplesmente delibera agir.

Destaque 2:
Eva, mesmo sabendo da sua condição de adjutora de Adão, mulher dele, carne da sua carne, que lhe devia submissão, estava debaixo da autoridade, sobretudo, diante de Deus, não temeu e comeu do fruto e, observando que, mesmo comendo não havia morrido, a palavra da serpente ganhou força no sentido de que Deus estava realmente mentindo sobre aquilo.

A falta de entendimento de Eva fortaleceu também sua motivação em ter coragem para apresentar o fruto para o marido, exaltando seu ato corajoso de enfrentar a Palavra que Deus havia dado e se submetendo a uma nova palavra (hoje, isso é chamado de: a nossa visão; a nossa doutrina etc , em tudo é necessário discernimento) e,
o resultado dela não ter morrido fisicamente, conforme entendia, era a prova da sua vitória.

Veio aqui uma Palavra para hoje: Muitas são as aparências de que não há morte espiritual. Muitas são as coisas nas quais a Igreja tem se submetido diante do mundo e interpretações da Palavra que, aparentemente, estão
evoluindo, mas a revelação diz agora que: conforme Eva entendeu que mesmo fazendo o que Deus havia ordenado que não se fizesse ela não havia morrido, a Igreja hoje também está entendendo assim, mas espiritualmente está morta.
Não de modo generalizado. Ainda há aqueles que continuam submissos em amor ao Senhor da Igreja, que não se submeteram aos enganos.

E isso é confirmado conforme está escrito no meu Testemunho – página 3.
Vou trascrever para facilitar:


Veio agora a recordação de uma experiência: Lembro que certa noite estava no interior de uma igreja evangélica (Renascer em Cristo Sede) e sentado ali meditava em coisas da Palavra. De repente, fui impulsionado a abrir a Bíblia e procurava por uma passagem, quando encontrei - mesmo sem saber o que estava procurando - li e tremi diante do que o Espírito falava. Lucas 24:5: "E, estando elas muito atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhe disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?"

 
Fiz-me de desentendido e o Espírito incomodava para observar e discernir. Encerrado o culto, sai da igreja e fui andando pela calçada e, de súbito, fui parado por um homem de aparência externa normal, e ele perguntou de modo "sério" para mim, como se estivesse "cobrando" algo que eu soubesse, disse ele: Onde é que que fica o cemitério aqui nesta rua? Olhei bem nos olhos dele e senti algo estranho no meu coração e, de pronto, veio a frase "por que buscais o vivente entre os mortos?"
Respondi sério: Não conheço nenhum cemitério nesta rua. Ele voltou a questionar de forma ainda séria, como se estivesse impondo resposta que eu sabia responder, disse:
Tem certeza que não conhece um cemitério nesta rua? E, em seguida, deu um sorriso e no meu coração veio a voz do Espírito: Você sabe do que ele está falando. E guardei no coração.


Outra ocasião, também aguardava o início do culto, na mesma igreja e, a mesma coisa, procurei na Palavra e os olhos foram dirigidos para o livro do profeta Jonas, capítulo 4, versículo 11 que diz:  
"E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muito mais?"
 
O meu espírito se incomodava e, em espírito falei ao Senhor, se era a Palavra para aquele grande ministério, que de pronto desse a confirmação. Cinco minutos após, dando início ao culto, uma pessoa que faz parte da liderança do ministério, começou a falar e, já na apresentação ela disse: "Hoje estamos alegres porque a nossa igreja já está na faixa dos 120 mil membros e..."
Naquele momento, meu coração ficou apertado. Eu não queria acreditar, como outras vezes anteriores, mas Deus, providenciava outras formas para trazer as confirmações das coisas que eram trazidas ao meu conhecimento. Quem acredita? 


Determinado ano (1998), as igrejas evangélicas estavam, no vento de um ministério muito grande e muito conhecido (Renascer em Cristo Sede), e era momento político. O Senhor fez jejuar 21 dias porque o laço e os pecados cometidos por aquela liderança precisavam ser quebrados e a igreja receberia livramento. Foi o que aconteceu. Contra todos os prognósticos humanos e de falsos profetas que usaram até a mídia para isso. Na última hora ocorreu uma Grande Virada.
Essa foi a Palavra que o Senhor deu. Grande Virada e livramento da igreja daquele pecado, corrompendo o que é santo e envolvendo-se em coisas que Ele não havia mandado. Fui até em uma reunião em um determinado Ginásio de Esportes visando o movimento eleitoral, e olhando para aquele povo falei ao Senhor: Senhor como pode isso?
E Ele disse: O meu povo vai atrás do líder, não discerne mais nada.

Vendo a multidão e a verdade real que Deus trazia ao coração, deixava-me sem forças.
A mesma frase que a Bíblia usa nos fatos de Maria a respeito de Jesus comecei a usar:
E eu guardava tudo no coração. E Deus ia confirmando dia-a-dia todas as coisas.
Muitas dificuldades.

Naquelas ocasiões, quando tentava falar algo, mas só ouvia isso: Irmão, você está fora da visão... entra na visão...
Depois, a visão deu errado. 

A igreja tem experimentado muitas novas experiências, novos envolvimentos, fazendo muitas novas alianças, novos investimentos, novas visões, novos projetos, novas interpretações da Palavra para fortalecer uma doutrina pessoal ou um movimento específico e, aparentemente, tudo está uma benção. Crescendo. Multiplicando. 

Aparentemente, tudo parece estar normal.
 
Mesmo depois de estarem mortos espiritualmente Adão e Eva geraram filhos para encher a terra, mas haveria um momento de renascer o que estava morto. O que pertencia à Deus iria sair da morte para a vida.
Deus providenciaria o resgate.


Sem a companhia de Adão, Eva primeiro comeu o fruto e, em seguida, deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Importa observar que: Eva já havia comido o fruto e,
somente depois que Adão comeu com ela é que os olhos de ambos foram abertos, Gênesis 3:7 – pois são um só corpo.

Provérbios 27:4
 

"Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja?"

Pergunta: Qual a razão da serpente ter preferido tratar o assunto ou a situação do fruto da árvore diante de Eva e não de Adão?

Sabemos que Eva representa (figura) a Igreja e Adão representa Jesus Cristo.

Para confirmar, a Palavra diz em Romanos 5:14
 

"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir."

Quando o inimigo quer tratar de algo sedutor para corromper e desviar da verdade a Igreja de Jesus Cristo, ele fala com ela, com a Igreja, com um representante dela ou um influente nela. Sutilmente o inimigo vai entrando e, quando menos se espera já está sentado junto aos líderes da igreja, dominando ministérios, púlpitos e congregações inteiras.

O Apóstolo Paulo já alertava e é profundo o entendimento e discernimento dele diante do que disse: 2 Coríntios 11:3  

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo."

Podem até perguntar, face Romanos 5:14 - Como pode Adão ser figura de Cristo se aquele pecou?

É sensatamente lógica a pergunta mas, diante do que veremos, terá sua resposta para esclarecer e
confirmar que as Sombras das Coisas Futuras, as figuras de coisas espirituais precisam da devida interpretação.

As sombras das coisas futuras.
O ontem falou do hoje, e o hoje fala do ontem.

Com sensatez e lógica naturais, Adão pecador não poderia ser a figura de Cristo, o Filho do Deus Altíssimo, Cordeiro imaculado sem pecado.

Colocou no mesmo nível o pecador e o que pagou o preço pelo pecado?
Como poderia aquele que fez entrar o pecado no mundo ser figura daquele que viria pagar o preço pelo pecado?
Como entender isso?


Vou enumerar alguns entendimentos que já foram lidos até aqui:
1) Adão não foi enganado quando comeu do fruto, ou seja, fez conscientemente e voluntariamente;
2) Se Adão não soubesse que fruto era aquele, estaria escrito diferente, ou seja, que Adão havia sido enganado, através de algum ardil que seria relatado, como foi o caso de Eva e a serpente;
3) Assim, Adão sabia, tinha conhecimento que o fruto que Eva estava dando
e que já havia comido, era o que Deus ordenara não comer.

Abaixo, incluí alguns versículos do capítulo 5 da carta do Apóstolo Paulo aos Efésios.
Todo o capítulo e outras passagens em toda a Bíblia confirmam e se relacionam:


"2. E andai em amor, como também Cristo vos amou E SE ENTREGOU A SI MESMO POR NÓS, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
23. porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o SALVADOR DO CORPO.
24. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
25. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA,
28. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher COMO A SEU PRÓPRIO CORPO. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
29. Porque nunca ninguém aborreceu a SUA PRÓPRIA CARNE; antes, a alimenta e sustenta, como TAMBÉM O SENHOR À IGREJA;
30. porque somos membros do seu corpo.
32. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33. Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido."

Destaque 3:
Lembrando sempre que Adão é a figura daquele que havia de vir, conforme Romanos 5:14.

A interpretação é essa: Adão, figura de Cristo, é o salvador do corpo – a mulher e, Cristo é o Salvador do Corpo – a Igreja e, por amor, entregaram-se por elas.

Esse é o primeiro sinal da redenção que viria em Jesus Cristo e não as vestimentas de pele de animais feitas por Deus, conforme ensinos existentes.

Adão é a figura de Cristo.

Adão, a primeira
vítima inocente, assume a posição da expiação, de resgatador, de remidor, substituindo o pecador. Adão se fez pecado por Eva.

Somente a cabeça do corpo, superior, autoridade sobre o corpo pode resgatá-lo.
Assim foi Adão e Eva, assim é Cristo e a Igreja.

Cristo se fez pecado e maldição por nós.

Quando Adão comeu o fruto com Eva, figura para hoje que Cristo se fez pecado: Cristo se fazer pecado por nós é Cristo deixar a sua glória com o Pai e submeter-se ao corpo de corrupção; é o Filho do próprio Deus sendo revestido de natureza carnal, corrompida, a glória imaculada, santa, irrepreensível nasce em corpo da morte.

Para ilustrar, pense em uma peça de ouro purificado que neste mundo tem valor, e revista esta peça com as matérias podres deste mundo. É grosseira a ilustração e mesmo assim não atinge o significado ao que Cristo foi submetido. A Vida vestiu-se da morte. Que violência!!!

A Carta do Apóstolo Paulo aos filipenses consta no capítulo 2:
"5. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6. que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.
7. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8. e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
9. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,
10. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11. e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."


Glória!!!

Pelo pecado os olhos foram abertos e, hoje, quanto mais purificados e santificados o nojo do mal deste mundo incomoda. Pela salvação em Cristo temos nojo do que vimos e vemos, desejando o Céu.

Neste momento vem as Palavras do Apóstolo Paulo em Filipenses 1:
"21. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
22. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que deva escolher.
23. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
24. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne."


Enumero mais alguns entendimentos do que foi lido até aqui:
1). Adão, submeteu-se;
2). O primeiro perdão pela transgressão da mulher foi do próprio Adão;
3). A primeira intercessão submetida ao juízo de Deus foi de Adão por Eva;
4). A insistência da ênfase da Palavra no sentido de que a mulher foi “gerada de”.
Isso não permite desvínculo ou autonomia existencial, como Cristo e a sua Igreja;
5). O pecado de Eva determinou em Adão uma reação, uma atitude, uma decisão voluntária – sacrificar-se ou não – a vítima inocente.

Adão declara em Gênesis 2:23 Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

Adão e Eva – uma só carne, um só corpo.

Jesus e a Igreja – um só Espírito, um só Corpo.


Na essência, por fé, assim com Abel apresentou o que agradava à Deus, Adão também fez o que agradava à Deus, mesmo sabendo das conseqüências porque ele era o holocausto para Eva. Ele é a figura de Cristo pela sua Igreja.

Adão, conhecendo a Deus, conhecia também a sua misericórdia, e que o criador não destruiria, com extermínio pleno a sua criação. Deus criou tudo com um propósito, com um tempo determinado dentro da eternidade. Haveria uma nova chance para alcançar o eterno propósito de toda a criação temporal:



SALVAÇÃO – GRANDE É ESSE MISTÉRIO
 
Destaque 4:

Questões para considerar:
1) Se Adão pecou para resgatar, por que o pecado entrou e a morte com ele?
2) Por que a atitude de Adão não trouxe, no ato, o fim da questão de tudo voltar ao normal e Deus perdoar?
3) Por que Deus não perdoou encerrando o assunto sem permitir a entrada da morte?


Considerando:
O sacrifício do homem, como figura das coisas futuras, resgata o corpo da carne que é figura do corpo espiritual.
O sacrifício maior, para salvar o que é do Céu, somente por Alguém que é do Céu.


Encerro aqui esse assunto, por enquanto, mas terá continuidade. A Palavra flui.
 
Paz seja com a gloriosa Igreja do Senhor Jesus, amém

Sergio Luiz Brandão
 

Nenhum comentário :

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens