16 outubro 2012

As mulheres estejam caladas nas igrejas - 1 Coríntios 14:26-39


1 Coríntios 14:
"34. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; 
porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
35. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
36. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
37. Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
38. Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
39. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
40. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem." 

O texto por si só já diz, depende de aceitar ou não, e sabemos as grandes manobras que se faz sobre ele para que não seja interpretado como é. Além do texto já dizer o que pretende, importante acrescentar a dimensão real do que está sendo considerado conforme a Palavra e verdade do Pai e do Senhor, o nosso Salvador.

Gênesis 3:16, diz:
"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará."
 
Quem quer verdadeiramente servir a Deus em amor e temor, não pode ver as condutas e posturas dos homens e mulheres conforme o mundo vê e julga. Quando o assunto é homem e mulher, se é crente, busca na Palavra de Deus a verdade eterna e nela deseja sinceramente andar. 

É comum, conforme o mundo diz, alegar que, se o homem está acima da mulher, é machismo. Esse julgamento é conforme o entendimento do mundo, conforme razão e compreensão humana.

Se traçar paralelo a partir dessa forma de "raciocínio" humano falível, e trouxer para a Bíblia, estaria dizendo, também, que Deus Pai e o Senhor Jesus são machistas, prepotentes e que submetem as mulheres à situação de inferioridade com humilhação. Seria dizer que o Senhor Jesus e sua esposa, a igreja, se relacionam com machismo da parte do Senhor, uma autoridade de dominador ditador, sem amor. 

O apóstolo Paulo e outros momentos bíblicos trazem a mulher como a figura da Igreja, o Corpo de Cristo, do qual o Senhor é a cabeça, ou seja, o governo do Corpo, o que rege o Corpo. São figuras de verdades eternas. Essas verdades eternas são vividas pelo que foi criado e gerado. 

Sara, mulher de Abraão é a alegoria da igreja livre, que vive pelo Espírito de Deus e tem em si todas as verdades eternas ocultas em mistérios reais pela interpretação revelada da Palavra de Deus (alegorias, figuras, sombras das coisas futuras), enquanto que, Hagar, representa a igreja escrava, a Jerusalém terrena, judeus, que vive da lei do Velho Testamento e interpreta as Escrituras pela letra, seguindo o que a letra diz à risca. Gálatas 4:21-31. 

Sem o Espírito de Deus não se entende além da letra da lei, que é segundo a doutrina dos judeus e, o entendimento fica no limite da compreensão de homem natural.

As famílias dos patriarcas mostram como é a vida do crente. Não pelos rituais, mas, pela ordem de estrutura em amor e temor a Deus. 

Eva, a mulher de Adão, representa, como alegoria, a igreja, aquela que caiu do céu em rebelião, os anjos que deixaram a presença da glória de Deus e seguiram Satanás. 

Eva é figura da rebelião da inveja contra o amor de Deus e sua Palavra, pois, o ato de Eva decidir pelo pecado foi despertado por inveja contra o Deus e Adão, buscando autonomia e poder (da mesma forma que o anjo rebelde nos céus com inveja do Altíssimo). Rejeitou a submissão, da mesma forma que os anjos nos céus e todos os descendentes de Adão e Eva nascem em pecado, da mesma forma que todos os seguidores da rebelião nos céus contra Deus. 

Creio que este foi um momento terrível dentro da eternidade, pois não temos a dimensão do poder que envolve tudo isso.
Um Tsunami ou este planeta explodindo completamente seria uma gota do que ocorreu nessa ruptura de poderes terríveis.

Adão é o resgate do corpo da mulher, da mesma forma que Cristo é o resgate do Corpo da Igreja, sua esposa.

Romanos 5:14, diz:
"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir."

Adão comeu do fruto e ele é referido como a figura de Cristo. Se Adão caiu por que seria ele figura de Cristo? Seria insensato e incoerente. 

Por isso, o resgate do corpo, o resgate da mulher, o resgate da igreja. É uma coisa só.
Senão, Adão poderia dizer para Eva: "Você seja condenada sozinha, não tenho nada com isso". 

Da mesma forma o Senhor diria para nós: "Que sejam condenados, não tenho nada com isso". 

Qual o momento em que Cristo (Adão) come do fruto com a Igreja (Eva) para resgate do corpo?
Resposta: Quando nasce neste mundo em corpo carnal, morrendo por ela, sua Igreja, seu Corpo.
 
Quando o Senhor nasceu neste mundo, Ele morreu. A glória foi revestida da morte. 

O Senhor aniquila-se a si mesmo quando se reveste do corpo carnal, que é o corpo do pecado, corpo da morte, corpo de corrupção, em que a igreja escrava e oculta está escravizada e morta em trevas espirituais. O corpo carnal, sua vaidade e concupiscência é segundo Satanás. Mas, o Senhor, nasce, morre e ressuscita vitorioso. 

Filipenses 2:
"6. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7.
Mas esvaziou-se (outras traduções escrevem "aniquilou-se") a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." 

A amada Igreja, então, começa surgir gloriosa para seu esposo. 

Assim, essa submissão, não vem, conforme entendimento natural, de uma violência contra a mulher. 

A primeira violência que gerou a queda de toda a humanidade (figura do que ocorreu nos céus) foi através da mulher Eva. Por isso, a serpente, ao invés de falar com a cabeça (homem), foi falar com o corpo (mulher). Nos céus, a rebelião começou de um falando com os anjos, não com a cabeça dos anjos. 

As verdades espirituais são imutáveis e eternas, por isso, nesse nascer de novo que foi concedido, devemos buscar, sem exceção, homens e mulheres, submissão plena debaixo da potente mão do Senhor, mas, também, viver conforme as verdades eternas que nos são ensinadas, para que não haja desvio. Se ocorrer o desvio, consequentemente, o Corpo de Cristo perde a cabeça e se torna rebeldemente independente e livre para fazer o que bem entende, pois, conforme o jargão, do mundo: as mulheres finalmente conquistaram a independência dos homens; a liberdade feminina; a mulher independente, dona do seu espaço; a autonomia feminina. Essas coisas que ocorrem no curso do mundo tem sentido para as coisas que envolvem os filhos de Deus, se seguirem esse mesmo espírito do mundo, que é segundo as astúcias de Satanás. O crente não anda segundo o curso do espírito deste mundo, anda segundo o Espírito de Deus. (Efésios 2)

Uma multidão, que se considera Corpo de Cristo, pode estar vivendo "sem cabeça" (isso é notório), porque vivem pelas suas próprias doutrinas, conforme as coceiras nos ouvidos e seus próprios interesses. Tornam-se, assim, corpo de prostituição, corrompido. 

Corpo de Cristo, não vive e se corrompe com outros homens (o mundo), mas, unicamente, para a glória do esposo, que é Cristo. 

A doutrina de Cristo é a doutrina dos apóstolos do Cordeiro, a única deixada para a Igreja do Senhor. 

Já muitos apóstolos se levantaram na atual igreja evangélica (?) da nova era, impondo suas próprias doutrinas, "usando" o nome do Senhor para "fisgar" os distraídos e sem entendimento da Palavra de Deus.

É comum ouvirmos, quando se referem às congregações: Vou lá porque tem música; vou lá porque tem jovens bonitos; vou lá porque tem orquestra; vou lá porque uso a roupa que EU quero; vou lá porque tem gente rica; vou lá porque só tem próspero financeiramente; vou lá porque preciso cantar mais; vou lá porque o pastor é bonito; vou lá porque tem pastora e não gosto de igreja com pastor; vou lá porque o pastor é gay; vou lá porque pode dançar axé e funk; vou lá porque tem ringue de luta no salão da igreja; vou lá porque não falam do pecado só alegria; vou lá porque as mulheres são maioria;...

Enfim, esses e tantos outros motivos fazem parte daqueles que estão andando conforme o curso do espírito do mundo, segundo as coceiras nos ouvidos e não segundo a única doutrina de Cristo. 

Leitura complementar:

Sergio Luiz Brandão

Nenhum comentário :

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens